segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Agradecimento


Hoje é o primeiro dia após o longo dia eleitoral.
 
Os Marvilenses mostraram uma grande vontade de que o PS pudesse conduzir os destinos da Freguesia.
 
É enorme a responsabilidade de todos os socialistas.
 
O PS de Marvila, por este intermédio, quer agradecer a todos aqueles que, de vários modos, se empenharam na campanha e ajudaram na nossa vitória.
 
O PS de Marvila quer agradecer a todos os Marvilenses a confiança que afirmaram  no nosso programa e na nossa equipa.
 
MUITO OBRIGADO A TODOS e vamos ao trabalho.
 
Por MARVILA!
 

 
PS Marvila
Caros Marvilenses, aqui nesta fotografia, podemos ver a verdadeira alegria do nosso Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, o Sr. Belarmino Silva, que muito fez pela freguesia nestes quatro anos, e que as pessoas ao votarem novamente nele, e que foi eleito por maioria absoluta em Marvila, só demonstram o quanto confiaram no seu trabalho, e querem ver a sua continuação, e assistirem ao desenvolvimento da Freguesia de Marvila. O Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, bem como todo o seu novo executivo, estarão do lado dos Marvilenses.

Fátima Lopes


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EU APOIO O PS - VIII

Eu, Eduardo Fernando de Freitas da Silva Gaspar, membro fundador e ex-dirigente da Associação Tempo de Mudar para o Desenvolvimento do Bairro dos Lóios - ATM / IPSS, defendo a necessidade duma política de habitação que defenda o princípio consagrada no Art.º 65.º da Constituição da República Portuguesa, ou seja, o direito de todos a uma habitação condigna. Defendo, ainda, uma política que contemple a necessidade urgente duma intervenção, integrada, participada e sustentada, nos bairros sociais e municipais da Câmara Municipal de Lisboa que seja capaz de dar resposta as necessidades e carências de todos aqueles neles vivem, ou seja, que promova uma requalificação urbana, a reabilitação dos edifícios degradados, requalificação dos espaços públicos, a criação dos equipamentos sociais, culturais, desportivos e lúdicos, bem como, que potencie a formação profissional, a criação de pequenas e micro empresas e do comércio de proximidade, que contribua para o combate ao desemprego, da pobreza e da exclusão social.

Do meu ponto, era e é imperioso impedir que seja eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o candidato da direita, que, entre muitas outras asneiras, na altura em foi primeiro ministro, assinou a entrega das casas do IGAPHE à Fundação D. Pedro IV e que, por esse motivo, foi causador de tantas situações dramáticas nos bairros das Amendoeiras e dos Lóios!

Assim, não tendo sido possível consenso à esquerda, aceitei integrar a Lista do Partido Socialista e de António Costa por identificar-me com o seu programa para Lisboa e ser candidato, como membro do Movimento dos Cidadãos por Lisboa, à Assembleia Municipal de Lisboa.

Se for eleito, irei na Assembleia Municipal de Lisboa ser um defensor acérrimo das politicas que acima enunciei e que estão inscritas no programa do Partido Socialista e de António Costa para Lisboa.



Eduardo Gaspar

http://www.marvila.org

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Almoço de comemoração dos 35 anos do PS Marvila.

Foi no passado dia 5 de Outubro que a sessão do PS de Marvila celebrou os seus 35 anos de actividade politica, com um almoço que juntou militantes e apoiantes do PS de várias gerações e origens de Marvila.


Na mesa de honra estiveram presentes, José Alexandre, secretário coordenador, Belarmino Silva, actual Presidente e candidato do PS à  JFM, Dalila Araújo ex-Governadora Civil de Lisboa e actual candidata à Vereação da CML pela Lista do Dr. António Costa, Pedro Alves do secretariado nacional da juventude socialista e Sónia Fertuzinhos, candidata do PS à JF de Alvalade.


A  confraternização e a amizade leal do grupo presente foram os elos mais forte desta celebração, onde foi possivel igualmente ouvir os discursos politicos dos candidatos, uma explicação historica sobre as origens do hino nacional e uma tarde de fados de elevada qualidade protagonizada por fadistas convidados da ACOF.

Em reconhecimento pela dedicação ao partido, aos militantes com mais de 70 anos de idade foi ofertada uma simbolica mas sentida lembrança que comoveu todos que a receberam.
No final todos cantaram os parabéns ao PS de Marvila, os quais foram igualmente extensiveis à sua mui ilustre e dedica militante e ex-Presidente da Assembleia de Freguesia de Marvila, Luisa Sabino, que comemora o seu aniversário no dia da república.

Encerrada a comemoração, a maioria dos presentes partiu em caravana automóvel pela Freguesia empenhando bandeiras do PS.
Foi um dia muito agradável e mais um marco importante na vida do PS Marvila.


PS Marvila

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Congressos de Marvila - Fomentando a participação dos cidadãos no modelo de desenvolvimento da freguesia

Que tivessemos conhecimento, nunca nenhuma outra freguesia o tinha feita. Talvez por isso a surpresa e reservas d muitos ilustres marvilenses e cidadãos de Lisboa, quando os convidámos a participar no Congresso de Marvila. 
Um congresso, do tipo fórum de reflexão estratégica de participação alargada, é algo que as empresas modernas e de sucesso fazem regularmente, mas uma Junta de Freguesia....era uma novidade.

Mas Marvila, no seu espirito inovador e cosmopolita, ousou e fez e foi um sucesso.

Começámos por discutir a MARCA MARVILA, onde debatemos dos factores de condicionavam a imagem externa da freguesia e com isso a qualidade de vida dos marvilenses. O urbanismo, a actividade económica, o retrato e hábitos das gentes de marvila, o papel dos media, foram temas de elevada participação e reflexão conjunta. 
Tivemos participantes de dentro e fora da freguesia, e mais que tudo criámos uma ligação forte á sociedade civil. 
Estavam lançadas as bases do Conselho Marvilense.

No ano seguinte o tema foi a vez de se discutir MARVILA PARTICIPATIVA. Em discussão estive a criação de uma cultura de efectiva cidadania participativa em Marvila.
Durante todo o dia, tivemos igualmente mostras de trabalhos escolares especialmente efectuados para o evento. Os Jovens e as suas associações estiveram muito activos neste congresso.
Para o fim o melhor..A atribuição da 1ª edição dos Prémios Cidadania de Marvila, para a individualidade e instituição cujo passado seja uma referência de cidadania na nossa freguesia.

Em 2008, o tema do III Congresso foi MARVILA INTERCULTURAL
Quisemos discutir e simultaneamente divulgar a enorme riqueza inter e multi-cultural de Marvila. 
O novo auditório do D. Dinis foi demasiado pequeno para tanta dimensão humana que por lá passou. 
Tivemos uma exposição e vários momentos culturais preparados ao longo do dia pelas várias dezenas de instituições presentes. Os paineis foram de uma qualidade muito elevada e entusiasmante.
Foi um dia muito mágico. 
A 2ª edição dos prémios cidadania comoveu um auditório cheio à pinha.No final deu ainda para lembrar que em 2009, Marvila faria 50 anos e que a sua comemoração em comunidade era um desafio para todos.
Os congressos de Marvila, são hoje uma marca que muitas freguesias querem copiar...mas MARVILA vai à frente...


Poderão relembrar as conclusões dos congressos de Marvila:
1) no site oficial da Junta em http://jf-marvila.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=54

2) no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=jw6zhec5bFo

terça-feira, 6 de outubro de 2009

EU APOIO O PS - VII


Vim morar para a freguesia de Marvila em 1969, mais concretamente para o Bairro das Casas Pré-fabricadas. O meu pai, Manuel Joaquim Alves, um socialista desde sempre e, ainda hoje, uma pessoa que queria o melhor para a sua família e comunidade em geral, pediu a transferência para a Zona I, hoje Bairro das Amendoeiras, em 1972.
Para que se perceba o que quero afirmar, direi que sou fundador do Centro Social Paroquial S. Maximiliano Kolbe, na altura liderado pelo Frei Eliseu, fiz parte da Direcção liderada pelo Senhor Padre Alberto, na altura Frei, depois com o Frei Franco, sempre responsável pela área financeira. Saí em 2003, sendo substituído o Dr. Jorge Máximo que para mim foi uma dupla honra, primeiro por ter estado ligado a esta grande Instituição da Freguesia e que tem um trabalho, por todos considerado meritório, como ser substituído pelo Dr. Jorge Máximo.
A freguesia, na altura comparada com aquilo que é hoje, não é comparável. Apesar de o Partido Socialista ter ganho sempre na freguesia só este mandato que está a terminar, teve á sua responsabilidade a sua gestão na pessoa do seu Presidente – BELARMINO SILVA – coadjuvado pelo Dr. Jorge Máximo.
Foi neste mandato, que está a terminar, que a Freguesia começou com um rumo planeado, organizado e com uma equipa empenhada, nunca deixando de afirmar que fazemos parte de uma Cidade que também começou a ter definida uma linha credível com a eleição do Presidente Dr. António Costa nas eleições intercalares de á dois anos.
Marvila ganhou e passou a ser uma Freguesia estratégica para Lisboa e nunca é demais dizê-lo, foi este executivo, liderado pelo Sr. BELARMINO SILVA que o conseguiu.
O Sr. BELARMINO SILVA é uma pessoa que tem espírito de missão e com um projecto credível. A sua equipa, escolhida por ele, está cheia de pessoas com provas dadas na freguesia e também com um espírito de missão inigualável.
Para mim não tenho dúvidas que as PESSOAS SÃO O CORAÇÃO DE MARVILA e consequentemente O CORAÇÃO DE LISBOA.
O programa do PS, para a Freguesia de Marvila e Câmara Municipal de Lisboa, é uma afirmação em UNIR LISBOA, proporcionando proximidade.
Sou das pessoas que acredito que o PS vai continuar a gerir a nossa freguesia, executivo liderado pelo Sr. BELARMINO SILVA, candidato pelo PS às próximas eleições que se irão realizar no próximo dia 11 de Outubro.
Por tudo isto e para que a vitória seja uma realidade será preciso mobilizar todas AS PESSOAS para que vão votar e exercer um direito que lhe está conferido constitucionalmente, assim como, é uma obrigação cívica.
Queremos que Marvila continue MOBILIZADA e a TRABALHAR PARA AS PESSOAS.
António Alves

EU APOIO O PS -VI

"Estou fazendo campanha do PS em Setubal e desejo de coração que o nosso partido vença em Marvila"


Simara

domingo, 4 de outubro de 2009

Politicas Financeiras da Junta - Transparência e rigor como eixos fundamentais

Um das primeiras, e mais importantes, mudanças que o actual executivo da Junta preconizou desde o seu inicio, foi a de assumir a obrigação de explicar e divulgar a toda a freguesia as bases e opções politicas em que baseia a sua acção executiva, e de forma transparente e disponível a todos, dar contas dos respectivos resultados.

Pretendia-se assim mudar a anterior mentalidade reinante, que considerava a apresentação do orçamento e prestação de contas da freguesia como um ritual, consubstanciado na apreciação e votação de um conjunto de mapas oficiais, que apenas interessava aos membros da Assembleia de Freguesia e sem qualquer interesse para a população.

Nos últimos 4 anos esta mentalidade mudou.
A Junta de Freguesia passou a colocar on-line, no seu sitio da internet, todos os documentos de orçamento e prestação de contas que submeteu à aprovação pela Assembleia de Freguesia.
 Estes documentos foram sempre acompanhados por um relatório de gestão suficientemente detalhado e explicativo que permitiu a qualquer cidadão de Marvila, conhecer e avaliar as opções e acção politica do executivo, mesmo não tendo quaisquer conhecimentos de contabilidade pública.

Foi este compromisso que assumimos e concretizámos desde a primeira hora, com o Orçamento para 2006 e Prestações de Contas de 2005.
Um compromisso que deve continuar a ser seguido, independentemente dos próximos resultados eleitorais, para bem do rigor e transparência das contas da freguesia.






Poderá consultar todos os documentos de orçamento e prestação de contas deste mandato em :
 http://jf-marvila.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=53

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Conselho Marvilense - Uma referência na cidadania participativa da cidade de Lisboa



Quando o actual executivo PS da JFM assumiu funções, desde logo assumiu como sua obrigação e responsabilidade estratégica o papel de aproximar e incentivar as relações entre a sociedade civil de forma a:
• aproveitar e capitalizar as respectivas competências e disponibilidades internas, para objectivos mútuos e da freguesia em geral, e
• fomentar a participação da população de Marvila na discussão e no planeamento das actividades da freguesia.
Pretendia-se assim que a JFM deixasse de ser vista como um mero parceiro financiador das actividades desenvolvidas pelas instituições da freguesia, mas também, e sobretudo, como um dos principais vértices de ligação e coordenação entre a sociedade civil e o interesse público local.

Foi no quadro deste objectivo que a JFM constituiu em 2007, um órgão consultivo para a Junta de Freguesia de Marvila, a que chamou de Conselho Marvilense (CM).

Composto por Ilustres marvilenses e representantes da globalidade das instituições da freguesia dos mais diferentes espectros da sociedade civil (escolas, IPSS, paroquias, organizações desportivas, culturais, recreativas, oficiais, ….), com vontade e capacidade de participar activamente em projectos transversais à freguesia, o CM tinha como fundamentos estratégicos:
• Fomentar o diálogo e a cooperação mútua entre as instituições da freguesia,
• Aumentar o peso institucional e reivindicativo da freguesia
• Ser o elo principal de ligação da JF com a Sociedade Civil
• Dar sugestões para o Plano de Actividade e Orçamento da JFM
• Ser o elo/Fórum de discussão pública dos grandes projectos da freguesia
• Ser parceiro na ligação com o Estado, CML e grandes Empresas/institucionais
• Ser parceiro para o Mecenato
• Ser parceiro na definição de actividades inter-pelouros
• Organizar do Congresso Anual da Freguesia com os seguintes fundamentos.

Apenas três anos passados, podemos já afirmar que o CM é um dos grandes motivos de orgulho deste executivo.

A adesão foi um êxito imediato e transversal, permitindo que centenas de pessoas prestassem a Marvila a sua disponibilidade, dinamismo, capacidade e vontade na construção de projectos únicos de que todos hoje nos orgulhamos, e que são reconhecidos exemplos de cidadania participativa na cidade de Lisboa.


Relembro os mais significativos:
a) As organizações dos congressos “Marvila-Cidade Participativa” e “Marvila Cidade Intercultural”
b) O levantamento sócio-organizativo das instituições sem fins lucrativos da freguesia de Marvila
c) O Marvila dos Sabores (1ª e 2ª Edição)
d) A organização da Exposição Marvila – 50 anos, e de outras iniciativas no quadro do Projecto Marvila 50 anos,
e) A definição do modelo de cidadania Empresarial desejada para Marvila e o lançamento das Bases do Forum Empresarial de Marvila…..
Mas igualmente importante e fundamental, foi o facto do CM ter permitido aproximar as instituições umas das outras, facilitando a criação de sinergias de que todos beneficiamos.

Hoje o CM é motivo de plágio em muitos programas eleitorais na cidade de Lisboa,…porque como se diz em Marketing, devemos sempre copiar os melhores produtos ….

O CM é o um retrato real da governação moderna da nossa freguesia, uma força que já ninguém pode parar.

Uma força que teve origem na visão e filosofia que o PS tem da gestão autárquica: “….o caminho faz-se caminhando,….não dizendo mal de quem caminha.”

Se partilha desta nossa visão, dê-nos o seu voto de confiança. O seu voto no dia 11.

EU APOIO O PS - V

Sendo eu uma pessoa, simples e humilde, mas estando ligada ao movimento Associativo há quase uma década, isso dá-me alguma legitimidade para reconhecer o trabalho do actual Presidente da Junta de Freguesia de Marvila. Não esqueço que foi ele que me convidou e me incentivou a abraçar um projecto ligado ao Associativismo, área bem conhecida do Sr. Belarmino Silva, e foi ele o fundador da maior Associação a nível Cultural da Freguesia de Marvila (Aculma), pois durante alguns anos esteve ligado a esse movimento, trabalhando em prol da cultura e desporto dos Marvilenses.

O Sr. Belarmino Silva, actual Presidente e Candidato ás próximas eleições que se vão realizar no dia 11 de Outubro, já antes de ser presidente pensava no bem estar dos habitantes de Marvila e isso só pessoas com verdadeiros sentidos de missão, só pessoas que gostem verdadeiramente desta freguesia o conseguem fazer de alma e coração.

Foi isso que o Sr. Belarmino Silva fez durante o último mandato. Ora, sendo eu uma Marvilense, desde que nasci e apoiante do PS, não posso deixar de manifestar o meu sentido de voto e apelar que no próximo dia 11 de Outubro, todos nós Marvilenses e Lisboetas, votemos no perfeito elo de Ligação entre Marvila ( Belarmino Silva - PS ) e Lisboa ( António Costa - PS ), para dar continuidade ao magnifico trabalho que esta parceria tem vindo a desenvolver na nossa cidade que é Lisboa e á nossa Freguesia, porque " Viver Marvila O Futuro de Lisboa passa por aqui " e é a razão de que " As pessoas são o CORAÇÃO de Lisboa ", e o que fazemos " Nós fazemos bem ", então eu digo-vos que " Vencer Marvila é Unir Lisboa "


 Fátima Lopes

EU APOIO O PS - IV

É minha opinião de que a candidatura do PS a Marvila é aquele que melhor defenderá a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

          Escritora Margarida Paredes