domingo, 4 de outubro de 2009

Politicas Financeiras da Junta - Transparência e rigor como eixos fundamentais

Um das primeiras, e mais importantes, mudanças que o actual executivo da Junta preconizou desde o seu inicio, foi a de assumir a obrigação de explicar e divulgar a toda a freguesia as bases e opções politicas em que baseia a sua acção executiva, e de forma transparente e disponível a todos, dar contas dos respectivos resultados.

Pretendia-se assim mudar a anterior mentalidade reinante, que considerava a apresentação do orçamento e prestação de contas da freguesia como um ritual, consubstanciado na apreciação e votação de um conjunto de mapas oficiais, que apenas interessava aos membros da Assembleia de Freguesia e sem qualquer interesse para a população.

Nos últimos 4 anos esta mentalidade mudou.
A Junta de Freguesia passou a colocar on-line, no seu sitio da internet, todos os documentos de orçamento e prestação de contas que submeteu à aprovação pela Assembleia de Freguesia.
 Estes documentos foram sempre acompanhados por um relatório de gestão suficientemente detalhado e explicativo que permitiu a qualquer cidadão de Marvila, conhecer e avaliar as opções e acção politica do executivo, mesmo não tendo quaisquer conhecimentos de contabilidade pública.

Foi este compromisso que assumimos e concretizámos desde a primeira hora, com o Orçamento para 2006 e Prestações de Contas de 2005.
Um compromisso que deve continuar a ser seguido, independentemente dos próximos resultados eleitorais, para bem do rigor e transparência das contas da freguesia.






Poderá consultar todos os documentos de orçamento e prestação de contas deste mandato em :
 http://jf-marvila.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=53

3 comentários:

  1. Drº Jorge Máximo,
    Durante esta campanha já vi escrito que a transparência era resultado na net! A transparência na JFM é resultado de uma politica d everdade, consbustanciada nos valores da democracia e do serviço aos cidadãos.
    Espero que possa continuar a servir Marvila. A Freguesia não pode abdicar dos seus melhores.

    ResponderEliminar
  2. A colocação dos relaórios no sito da JFM ajudam na transparência das contas, mas podem não revelam o rigor.

    As contas são facilmente "manipuláveis".

    Existiu o parecer, ou foram assinadas por um TOC??!!

    ResponderEliminar
  3. Apenas um esclarecimento.
    As contas de qualquer Junta de freguesia são assinadas por um TOC, e obrigatoriamente reportadas ao Tribunal de Contas, INE e à DGAL.
    Os membros do executivo têm responsabilidade civil e financeiras sobre as mesmas.

    ResponderEliminar